Etc

Comentar ou não comentar? Eis a questão.

Joey também está confuso.
Joey também está confuso.

Eu sou leitora de muitos blogs de vários assuntos. Blog de beleza, pessoal, tutoriais, receitas, etc. Me interessou, coloco nos meus feeds.

Mas a verdade é que apesar de ler tanto comento pouco, muito pouco.

Claro que seu pensamento agora é “Caramba, mas você tem blog e não comenta os blogs alheios com frequência?”. Não, eu não comento.

Eu sou aquele tipo de leitora silenciosa, acompanho sempre, adoro os posts, me identifico, mas raramente comento. Muitas vezes isso acontece porque realmente não acho que meu comentário vá fazer diferença. Por exemplo, adorei o texto e concordei com tudo, vou comentar um “Concordo com você”? E para que um comentário tão óbvio? haha

Talvez por isso eu não me  importe se as pessoas comentam meus textos ou não. Penso que do outro lado pode ter alguém lendo e realmente gostando, mas que não faz questão de comentar.

Não é que eu não goste de ler comentários no meu blog! Muito pelo contrário, eu adoro e tento responder todos, sempre. Apenas não vejo isso como algo que vá dizer se alguém gostou do texto ou não.

Mas isso é uma coisa minha, me pergunto se as pessoas que “visito” (sendo que muitas delas são amigas) ficam de alguma forma chateadas com a falta de comentários meus (já que sabem que eu leio).

Será que alguém deixa de comentar porque não me vê comentando por aí? Tem isso?

Nunca parei para conversar com outros bloggers sobre o assunto.

Então me pergunto: comentar ou não comentar? Porque no final, também não acho legal me forçar a comentar só para dizer “oi estive aqui”.

Pois é, comentar ou não comentar? Eis a questão.

19 Comentários

  • Daniele

    Também leio muito e comento pouquíssimo, quase nada.. Praticamente só no seu e no Delarosa. Acho que meu comentário não vai fazer diferença, ainda mais em blog “grande” e tb não quero ser aloca que comenta em todo post hahaha
    Esse foi um comentário só p concordar com vc 😛

  • luvilela

    Na verdade também penso assim…aí fico pensando em como gosto de ver que alguém passou no blog e pensou em dar um oi…aí eu dou meus “ois” por aí também!
    Mas te entendo, nem sempre temos algo tão relevante assim a acrescentar…
    Beijos!!!

  • juliasimonijulia...

    Antes eu era daquelas que comentava praticamente em tudo: se gostava, se não gostava. Hoje, me seguro mais nos comentários porque sei que muitas vezes os autores dos posts se ofendem – às vezes sem razão, às vezes com razão. Mas, mesmo assim, me seguro na cadeia pra não sair gritando certas coisas em alguns blogs dos quais gosto muito, por conta de publicidade exagerada. Bjos!

    • Taby

      Poxa aí é duro né Julia? Ninguem comenta em blogs para ofender né? Eu pelo menos nunca tive essa intenção. Quanto a publicidade exagerada eu me irrito também, mas comentar reclamando nem vai adiantar, o povo que exagera está querendo o dinheiro e minha reclamação não vai fazer diferença rsrs.
      Obrigada pela visita.

  • Camila Nunes

    Acho legal um comentário que agrega, tem alguma dica ou informação à acrescentar, mas como a Lu Vilela disse eu tbm gosto daqueles comentarios dazamigas, que passam pra dar um Oizinho e confirmar que estiveram ali de alguma forma <3
    Mas acho bem válido seus motivos para não comentar, só de estar ali lendo e acompanhando significa muito para quem escreve, tenho certeza disso!

    Beijos!
    Camila

    http://www.sejabelissima.com.br

  • Gerliane

    Olá!! Cheguei aqui pois o título da postagem estava em outro blog e achei interessante. Sim tb sou do tipo que pouco comenta pelas mesmíssimas razões que vc deu, mesmo assim eu gosto tanto quando tem comentário no blog, mesmo que seja um simples: concordo totalmente com vc!
    rsrs
    beijocas

  • Stephanie

    Eu concordo com você e alias, me identifiquei. Acompanho um tanto de blogs pelo feed, se fosse entrar em cada um para comentar, não teria Porque ter os feed né?
    Eu comento quanto tenho algo para acrescentar, é como vc disse, não vou comentar só pra dizer que concordo… é estranho.
    Mas apesar de gostar de comentários, hoje em dia o que vale são as visualizações, então de um forma ou te outra eu sei que me leitor esteve lá.
    Um dos meus post mais lidos, não tenho quase nenhum comentário mas quase 1000 visualizações…
    Um beijo

  • yasminbuen0

    Meio aquela questão, to be or not to be, enfim… comentar deveria ser algo natural, não uma “necessidade”. Penso que, comentar/receber comentários deve ser algo que ocorre sem que a expectativa seja criada. É, acho que pelo horário num tô falando claramente.
    Hm, meio assim: comento quando me identifico muito com o post, mas muitas vezes, para não só concordar, me calo/não escrevo nada, sacas?
    Teu post me fez pensar, por isso, comentei. Heheh.

    xoxo

  • Mônica

    Olá. Admito que amo receber comentários no meu blog e as vezes quando não recebo fico chateada achando que não estão lendo/gostando do que posto, um feedback é sempre muito bom. Mas ao mesmo tempo, também sei de algumas pessoas, principalmente familiar que leem o blog e não comentam, simples assim. É sempre melhor comentar quando vamos acrescentar algo, MAS, é bom dar sinal de vida de vez em quando, nem que seja pra dizer, “ei, gostei do post” ^^ .

    http://www.moniitorando.com

  • Brenda (SemT) (@sonhosemtinta)

    Oi! Então… eu também leio mais do que comento. Geralmente apenas nos blogs que acompanham mais assiduamente e onde os blogueiros também respondem os comentários interagindo e etc. Ou quando pedem nossa opinião, tipo agora rsrsrs’

    Mas também sinto falta de uns dois anos atrás, quando as pessoas comentavam mais nos blogs umas das outras (no meu por exemplo rs). É bom ter um retorno do que estamos fazendo, algo além das estatísticas.

    Então, às vezes os comentários podem ser óbvios e desnecessários, mas se tiver algo motivador à dizer a quem escreve, acho que é uma boa ^^

    Se tiver tempo, claro rs

    Bom, é isso. Abraço!

Deixe seu comentário: