Blogueiras Unidas contra o Câncer de Mama

Pink_ribbon.svgOutubro já ficou conhecido como Outubro Rosa por ser o mês escolhido para as campanhas de conscientização e luta contra o câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo de mais comum entre as mulheres e o segundo mais comum no mundo. As campanhas são muito importantes para incentivar o diagnóstico precoce, quanto mais cedo se descobre, maiores as chances de cura.

Fui convidada para participar da ação “Blogueiras unidas contra o câncer de mama” da Satina, loja de lingerie, em parceria com o Instituto Brasileiro Controle do Câncer que pretende doar sutiãs pós-mastectomia (cirurgia de retirada total das mamas) para mulheres que não tem condições financeiras para adquirir um.

Para cada blogueira que participar da campanha um sutiã será doado e qualquer blogueira pode participar! Basta clicar aqui para saber como.

Lembrando que você pode sempre fazer o autoexame:

No Chuveiro ou Deitada
Coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.
Diante do Espelho
Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo.
Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico.
Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a.Observe se há qualquer alteração.
Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer.

Fonte: IBCC

Importante:
O autoexame das mamas não substitui a mamografia! É muito importante fazer consultas regularmente e fazer os exames solicitados pelo médico.

🙂