Blogagem Coletiva: Pela Leveza de Blogar

Apesar desse blog ter pouco mais de 4 anos minha vida na blogosfera já tem mais de uma década.

Blog era diário virtual, você lia sobre o dia a dia de alguém, as coisas que essa pessoa via e gostava, o mundo que ela queria compartilhar. Blogueiro tinha blog porque gostava de escrever, porque gostava de interagir com outras pessoas e também ler o que os outros tinham a dizer.

Era tudo mais simples, trocava-se comentários e links espontaneamente, não existia SEO, Analytics e muito menos post patrocinado. O contador de visitas era só para mostrar como o blog tinha amigos e era querido.

Esse é claro um tempo que não volta mais. E as vezes dá saudade.

Não porque é errado ter um blog que funciona comercialmente e dê retorno financeiro, muito longe disso. Se você tem um blog e ele te dá de certa forma dinheiro é ótimo, afinal nele você gasta seu tempo e empenha seu trabalho.

A questão é que parece que a blogosfera passou a se limitar a “agradar o cliente”. Falta aquela espontaneidade de antigamente, a originalidade nos textos, a camaradagem com os outros blogueiros. Isso deu espaço para uma onda de brigas, concorrências e caça por brindes.

Sou a favor da leveza de blogar, aonde o compromisso do blog é com o conteúdo, o blogueiro e o leitor. Que o peso dos números de acessos, likes e seguidores seja segundo plano e que os blogs se liberem do conteúdo engessado visando apenas lucro.

Tenha lucro, mas seja autêntico. Tenha retorno, mas seja verdadeiro.

Sempre tentei fazer o melhor no meu blog. Tento falar de tudo um pouco, posto sobre o que me agrada e minhas experiências e sou feliz com isso. Meu blog não tem um segmento definido, mas eu acho que mesmo os que tem podem sim blogar de forma mais solta.

Espero que a leveza se espalhe e que a blogosfera possa ser de novo um lugar amigável.

leveza

Essa blogagem coletiva foi ideia da Ana Lu e da Marília no grupo Blogosfera + Unida. Confira os outros blogs que também decidiram participar.